Buscar
  • Mana Comunicação

Qual a diferença entre Marca e Logotipo?

Atualizado: Mai 20


Você pode não saber ainda a diferença entre eles, mas com certeza sabe que ambas são um item fundamental para a construção, fortalecimento e crescimento da sua marca/empresa.

Por mais que muitas pessoas achem que são a mesma coisa, e que o nome não faz diferença, é importante aprender a diferença entre eles para se profissionalizar ainda mais, seja você da área de Comunicação, ou não.

Primeiro, é necessário compreender que logomarca não existe, pois “logo” e “marca” possuem o mesmo significado em suas respectivas origens, por isso, dizer “logomarca” é uma anáfora. “Então devo falar marca ou logo?” geralmente a palavra “logo” é associada a “logotipo”, apesar de não significar a mesma coisa, o ideal é utilizar “marca”.

Vamos exemplificar o que cada um é de fato, suas diferenças, semelhanças e suas importâncias.

Basicamente, logotipo é a parte escrita, afinal “tipo” é originada da palavra tipologia, que de forma amadora pode ser chamada também de “fonte”. Já a marca nada mais é do que o desenho, símbolo ou ícone que representa a marca graficamente.

Uma característica comum entre esses dois está na força que ambos conseguem passar através de suas composições. Seja através das cores, formatos, estilos, etc. Além disso, todas as duas precisam ser legíveis e possíveis de serem ajustadas (e identificadas!) em qualquer tamanho, sem perder a sua devida qualidade.

Mas afinal, por que a união desses dois são tão importantes para um negócio? Pelo simples fato de que somos seres visuais e quando uma empresa os possui fica muito mais fácil para assimilar e se lembrar do seu estabelecimento. Ademais, uma marca e um logotipo ajudam também na construção da identidade e ajuda a estabelecer uma relação de confiança com o seu público.



Este artigo foi escrito por: Rita Inara | Social Media da Mana Comunicação



42 visualizações
MANA.png
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2020 por Mana Comunicação.

beehub.png